quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

CARTA DO DR. JOÃO SEMEDO AO DR. MIGUEL LEÃO

Tendo tido conhecimento da posição assumida pelo Dr. João Semedo em relação à segunda volta das eleições da OM, em carta dirigida ao Dr. Miguel Leão, Magazine da Saúde não pode deixar de reproduzir essa missiva
.
Meu caro:
. Começo por renovar os votos de um óptimo ano novo, como é próprio do dia em que escrevo esta mensagem, apesar de ela nao ser de circunstância.
O assunto é a próxima eleiçao para bastonário. Por decisao própria resolvi nao me empenhar nem apoiar nenhuma candidatura na 1a volta, como é do teu conhecimento. Nao vale a pena, agora, estar a enumerar as várias razoes que ditaram essa minha opçao. A realizaçao de uma segunda volta obrigou-me a pensar sobre se devia manter ou alterar aquela minha posiçao.
Colegas ligados aos dois candidatos tem insistido nesse sentido.
Por outro lado - como também é do teu conhecimento, tenho velhos amigos e, sobretudo, companheiros de vida política, que se envolveram nas mais variadas candidaturas. Naturalmente que, hoje, procuram que eu apoie o seu candidato a bastonário. Nao te é difícil saber - ainda recentemente o referi numa breve conversa telefónica contigo, que a maior parte deles apoiam o Pedro Nunes para esta segunda volta.
Apesar deste contexto tinha decidido nao me envolver nesta disputa.
-
Até que, anteontem, recebi uma carta do CRN. A carta significa, entre outras coisas, que o Conselho Regional do Norte entrou na campanha para a segunda volta. Tenho muitas dúvidas sobre a legitimidade e legalidade dessa atitude mas, enfim, isso julgarao os colegas e os órgaos próprios para o efeito.
. Mas, pior que este abuso, é o conteúdo do comunicado e respectivos anexos. Há muito que nao via tanto maniqueísmo, nem uma leitura tao primária, deturpadora e redutora dos problemas: agit-prop em estado puro, como se a OM fosse um qualquer clube de futebol cuja SAD fosse a votos. O que o CRN fez é tao só e apenas terrorismo verbal, ao pior estilo dos autos de fé dos tribunais da Inquisiçao.
Nao creio que valha tudo para ganhar. Há limites que, do meu ponto de vista, foram ultrapassados.
.
Nestas eleiçoes, nunca vi nada no comportamento de qualquer outro candidato ou candidatura, nem mesmo dos seus apoiantes, que se aproximasse minimamente do péssimo exemplo oferecido pelo CRN.
Pergunto: se antes da eleiçao é assim, como será no exercício do cargo?
. Nao me revejo nesses processos. E gostaria que ficasse muito claro que nao apoio nem os seus autores nem a tua candidatura. E que considero mesmo que o melhor para a OM é a sua derrota e, em consequencia, a continuaçao como bastonário do colega Pedro Nunes. Em muitas circunstâncias, o silencio gera muitos equívocos. Nao sou de alimentar equívocos, gosto de posiçoes claras. Assim, manifestarei a candidatura de Pedro Nunes o meu apoio a sua reeleiçao como bastonário da OM. Cumprimentos, Joao Semedo

Sem comentários: