sábado, 5 de janeiro de 2008

MOTIVOS PARA VOTAR CONTRA MIGUEL LEÃO

Subscrita por “Um Grupo de Médicos que se preocupa com a Ordem dos Médicos” apareceu afixada em alguns hospitais um documento intitulado “Motivos para não votar Miguel Leão”. Pela pertinência das questões colocadas, o Magazine da Saúde reproduz a maior parte desse documento. Aproveitamos, no entanto, para sugerir uma reedição do texto com um título diferente: “Motivos para ir votar contra Miguel Leão” Na verdade, são motivos para ir votar contra Miguel Leão as respostas às questões formuladas. Mais importante do que não votar em Miguel Leão será ir votar contra ele. Seria irresponsabilidade tremenda não votar contra Miguel Leão… ficando em casa ou não enviando o voto pelo correio!
. Passamos a reproduzir o documento:
. "- Porque motivo um candidato a Bastonário gastou milhares de Euros em mailings, suportados financeiramente pela Secção Regional do Norte (leia-se Médicos inscritos na Secção Regional do Norte), sem que sejam apresentadas justificações para esse facto, utilizando a seu belo prazer, o dinheiro dos Médicos do Norte?
. - Porque motivo o Dr. Miguel Leão "manobrou" completamente o processo eleitoral de 12 de Dezembro, quando teve total domínio sobre os votos que estiveram depositados na Secção Regional do Norte e agora se mostra tão preocupado, pelo facto de esses mesmos votos, serem dirigidos para um Apartado em Coimbra?
. - Porque motivo o Dr. Miguel Leão não se preocupou com as urnas para o dia 12 de Dezembro na Secção Regional do Norte e agora exige que estas garantam total segurança?
. - Porque motivo o Dr. Miguel Leão permitiu que fossem aceites dezenas ou centenas de votos que não tinham assinatura (nas urnas da Secção Regional do Norte) e agora se mostra tão preocupado sobre todo o processo eleitoral?
. - Porque motivo não reagiu ainda em relação aos Conselhos de Administração dos Hospitais e Directores de Centros de Saúde que impuseram o Pontómetro Digital, como o fez em situações relativamente recentes?
. - Porque motivo a Secção Regional do Norte e o Dr. Miguel Leão criticaram tanto a Entidade Reguladora da Saúde e agora o Dr. José Pedro Moreira da Silva - primeiro acólito do Dr. Miguel Leão* - vem afirmar em entrevista de 21/12/2007 no Jornal “O Primeiro de Janeiro”: “... eu não sou contra a ERS, ... porque não são só os médicos que devem sustentar essa entidade... a ERS tem muita razão de existir relativamente à regulação de acesso dos doentes aos hospitais públicos e aos locais onde se exerça medicina convencionada. Neste campo, a ERS tem um apalavra a dizer e deve colocar em linha de ordem os direitos e os deveres dos doentes.” Estranhamente em Outubro de 2006, o Dr. José Pedro Moreira da Silva, assinou um comunicado e nota de imprensa da Secção Regional do Norte, onde discordava do reconhecimento à ERS de poderes de salvaguarda dos direitos dos doentes no acesso aos serviços de saúde.
. - Porque motivo o Dr. Miguel Leão não apresentou até hoje qualquer tipo de crítica ao Ministro da Saúde?..."
. * classificação da responsabilidade de Magazine da Saúde