quinta-feira, 30 de julho de 2009

REORDENAMENTO HOSPITALAR

Desde o dia 25/07/2009 que está em "discussão pública" o documento elaborado pela ARS Norte sobre "Reordenamento Hospitalar", que pode ser consultado no site desse organismo.
Sem prejuizo da sua cuidadosa análise, não posso deixar de manifestar desde já a maior estranheza em relação ao facto de ser anunciado que tal documento é colocado "à discussão pública", pelo seguinte:
- Algumas das "propostas" já foram transmitidas aos reponsáveis de algumas instituições, como decisões já assumidas - que por sua vez as comunicaram aos respectivos profissionais;
- Um documento desta dimensão e importância jamais deveria ser "colocado à discussão pública" em pleno período de férias, ou então não é genuína a vontade de obter contributos para a sua discussão;
- Levando em conta que a actual Comissão Directiva da ARS Norte terminou o seu mandato e que, segundo se afirma, as medidas "propostas" não serão para implementar a curto prazo, não se entende de todo a razão de ser do "timing" escolhido para a iniciativa agora tomada;
- Considerando, além do exposto, que a "discussão pública" ocorrerá em pleno período pré eleitoral, mais uma vez se torna evidente a má escolha do momento para a citada "discussão pública", visto que a ARS Norte não é um partido político e, portanto, não está na "corrida" às legislativas...
Só os seus autores poderão dar uma explicação para as observações que acabo de registar...

domingo, 26 de julho de 2009

10º ANIVERSÁRIO DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DE MATOSINHOS

No passado dia 9 de Junho, completaram-se dez anos sobre a criação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM). Como é natural, todos os profissionais da ULSM se regozijam com tal facto.

O actual Conselho de Administração, através de uma comissão para o efeito constituída, elaborou um programa de comemorações que incluiu uma cerimónia presidida pela Sr.ª Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge (22 de Julho).
Essa cerimónia foi precedida, no mesmo dia, por um conjunto de realizações que se devem destacar:
- Inauguração da Unidade de Saúde Familiar de Leça do Balio, que contou com a presença da Sr.ª Ministra da Saúde e do Sr. Presidente da Câmara de Matosinhos, para além da óbvia representação do Conselho de Administração da ULSM;
- Apresentação de várias comunicações sobre actividades levadas a efeito por diversos Serviços e profissionais da ULSM nos últimos anos (auditório);
- Publicação de grande número de posters que dão a conhecer tantas outras actividades realizadas igualmente ao longo dos últimos anos (zona de acesso ao auditório);
- Exposição de obras (pintura e outras) da autoria de profissionais da instituição (auditório);
- Exposição de fotografias ilustrativas de diversos acontecimentos importantes para a ULSM, desde a sua génese até ao presente (átrio principal do Hospital, que será feita de forma itinerante pelas restantes unidades de saúde);
- Exibição de um vídeo sobre a instituição.
Momento alto do mesmo dia foi o painel que contou com as três personalidades envolvidas na criação da ULSM em 1999: - o Sr. Dr. Artur Osório (Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Matosinhos); o Sr. Dr. Pinho da Silva (Presidente da ARS Norte) e a Sr.ª Dr.ª Maria de Belém Roseira (Ministra da Saúde).
Foi muito agradável recordar todo um conjunto de acontecimentos que permitiram o arranque de um novo modelo de organização da prestação de cuidados, de cujos méritos, vantagens e potencialidades comungavam as personalidades referidas.
A comissão organizadora do evento distribuiu um dossier com diversos documentos relacionados com as comunicações já referidas e também um outro, elaborado pelo actual Conselho de Administração, analisando a evolução da ULSM nos dez anos da sua existência.
Neste último, são feitas citações a publicações da autoria do Prof. Dr. Jorge Simões (2004), da minha autoria (2007-2008) e ao estudo de “Avaliação do impacto económico do novo Sistema de Organização dos Cuidados de Saúde Primários” (2007), realizado pela Universidade Nova de Lisboa.
Agradeço ao actual Conselho de Administração da ULSM a referência aos extractos da minha autoria.
Compreendo que para um documento deste género se seleccionam conteúdos pelo interesse que lhes é conferido por quem tem a responsabilidade da sua elaboração.
No entanto, um conteúdo retirado de um outro mais global e abrangente (ou eventualmente completado com elementos adicionais) é susceptível de uma interpretação não rigorosamente igual à que estava no pensamento do seu autor original.
Por esse motivo entendi que devia publicar o conteúdo global do que escrevi e disse em Setembro de 2007 (propositadamente lido na altura), por mim actualizado posteriormente com os resultados reportados a 31/12/2007, tendo em vista comunicações em eventos realizados em Portalegre e Portimão (2008), para os quais fui convidado com o objectivo de relatar a experiência da ULSM.
Esse conteúdo foi publicado na nossa Newsletter “Pulsar”, com uma composição gráfica adaptada ao espaço disponível.
Daí a não inclusão do texto (relativo aos resultados que constam das outras páginas, em gráficos) entre a primeira parte, que refere a “Estratégia” seguida pelo Conselho de Administração a que presidi, e a segunda parte que está intitulada de “Conclusão”.
O conteúdo escrito a que venho fazendo referência também foi por mim publicado em 12/03/2008 neste Blogue e em Novembro de 2008 no site http://partilhar.pt.to/ , que convido os leitores a visitarem.

Nele incluí uma página sobre o 10º aniversário da ULSM, tendo como anexo o meu texto e também o publicado em 22 Julho 2009 pelo actual Conselho de Administração.